Manutenção de Ar Condicionado Centrais
As atividades básicas a serem executadas, estão relacionadas no relatório de controle de manutenção de acordo com sua periodicidade.
Além dos serviços relacionados nos relatórios de controle de manutenção, deverão ser realizados todos aqueles que forem necessários e convenientes a uma eficiente conservação dos equipamentos de ar condicionado e sistema de ventilação.
A periodicidade especificada no relatório de controle de manutenção poderá passar por adaptações segundo condições locais e de funcionamento.
A manutenção dos sistemas de ar condicionado tem por objetivo três pontos fundamentais:
Manter as condições de temperatura, umidade relativa e grau de pureza do ar dos ambientes condicionados dentro das faixas de projeto.
Garantir a durabilidade das instalações dentro do período de vida útil esperado.
Reduzir ao mínimo possível o consumo de energia.
Manutenção Preventiva:
É todo serviço programado de controles, conservação e restauração dos equipamentos ou instalações executados com a finalidade de mantê-los em condições satisfatórias de operação e de prevenir contra possíveis ocorrências que acarretam a sua indisponibilidade.
Sua realização obedece a um programa pré-estabelecido, no qual são discriminados os trabalhos que deverão ser feitos e sua periodicidade.
Manutenção Corretiva:
É todo serviço efetuado em equipamentos ou instalações com a finalidade de corrigir as causas e efeitos motivados por ocorrências constatadas que acarretam, ou possam acarretar sua indisponibilidade em condições quase sempre não programadas.
O plano de manutenção preventiva consiste no detalhamento dos serviços a serem realizados periodicamente, bem como em função das indicações de necessidade obtidas nas medições de temperatura, pressão, amperagem ou verificação de indicadores dos próprios equipamentos.